2.4.10

Livro da Semana - Os Homens que não amavam as mulheres



Quando comecei a leitura das 524 páginas que compõem o primeiro livro da trilologia Millenium do escritor e jornalista sueco Stieg Larsson "Os homens que não amavam as mulheres", que por sinal é um nome horrível e soa totalmente piegas não fazendo jus a qualidade da obra, me senti bastante entusiasmado justamente por que ao nos apresentar diversos personagens interessantes e uma série de tramas simultâneas Larsson não nos permite largar o livro. Consumido pela ansiedade compulsivamente lia capítulo a capítulo afim de descobrir o que de fato aconteceria aos protagonistas. Diversão pura, pode ter certeza!

A trama principal gira em torno de Mikael Blomkvist jornalista chefe de edição da revista de economia Millenium que é condenado por calúnia e difamação depois de publicar uma matéria onde denuncia por corrupção importante empresário sueco Hans Erik Wennestorm. Devido ao poder político e financeiro de seu inimigo opta por afastar-se da revista para não prejudicá-la e é neste momento que é contatado por Henrik Vanger que lhe faz uma proposta milhonária afim de que descubra que matou em 1966 sua sobrinha Harriet Vanger.

Lá pelo meio do livro comecei a me perguntar se não estaria o autor tentando me enrolar enquanto o jornalista mergulha em uma pesquisa detalhada a respeito de cada membro do clã Vanger. Mas é justamente aí que que está o pulo do gato, se prestarmos muita atenção na trajetória e em todos esses detalhes a respeito dessa bizarra família tudo fará muito mais sentido na medida que os mistérios forem aos poucos sendo desvendados.

O que falar de Lisbeth Salander? A punk anoréxica é sem nenhuma dúvida fundamental no sucesso da trama de Stieg Larsson. Uma hacker incompreendida que sob o signo da insanidade sofre todo o tipo de abuso por parte de seu tutor e a quem vamos conhecendo paralelamente a história principal onde se revelará uma aliada e tanto de Blomkvist na metade final do livro.

A curiosidade a respeito da triologia Millenium é o fato de que o jornalista Stieg Larsson morreu de ataque cardiaco em 2004 logo após entregá-la a seu editor não podendo testemunhar o sucesso mundial de sua obra que figura entre as mais vendidas dos últimos tempos.

Enfim, super recomendo! Tenho certeza que quem curte ficção policial e suspense vai adorar e até quem não é fã do gênero tem uma grande chance de mudar seus conceitos. Em breve posto aqui sobre os volumes 2 e 3 da triologia Millenium.

Detalhes:
Homens Que Nao Amavam As Mulheres, Os
Coleção: MILLENNIUM, V.1
Autor: LARSSON, STIEG
Tradutor: NEVES, PAULO
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - FICÇÃO POLICIAL


Sinopse: Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na vizinhança de Hedestad, Suécia. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.
Com produção suéca e excelentes críticas chega em abril o filme de Os homens que não amavam as mulheres. Hollywood já promete uma versão sob a batuta do maestro David Fincher, mas realmente será que precisa? Abaixo o trailer.



Quero aproveitar e agradecer ao pessoal da Saraiva do Moinhos Shopping de Porto Alegre que sempre me atendem com muita gentileza e atenção.
Próximo livro da semana é Guia politicamente incorreto da história do Brasil de Leandro Narloch.

Nenhum comentário:

Followers

 

DANIEL MARVEL. Copyright 2008 All Rights Reserved