Para a divulgação do trabalho do Everton fiz um vídeo onde ele recita um poema de seu livro.
Ficha Técnica:
Direção: Daniel Marvel
Direcão de Fotografia: Daniel Sasso
Iluminação: Carlos Eduardo Azevedo
Edição: Renata Munaretto
CINEMA / TV / PUBLICIDADE / MÚSICA
Ficha Técnica:
Direção: Daniel Marvel
Direcão de Fotografia: Daniel Sasso
Iluminação: Carlos Eduardo Azevedo
Edição: Renata Munaretto
1º Ciclo de Cinema de Porto Alegre
"Eu sou grande. Os filmes é que ficaram pequenos“
Crepúsculo dos Deuses
O Ciclo de Cinema de Porto Alegre exibe a produção independente de curtas-metragens nacionais, apresentando novos cineastas e vertentes estéticas diferenciadas, pretendendo fazer um apanhado do audiovisual e criar um diálogo entre realizador-público. A cada mês teremos um tema variado, sendo esse discutido ao longo das semanas.
Para o primeiro mês, teremos um paralelo entre produções de diferentes estados e estilos, trazendo em pauta a discussão: como se faz cinema hoje no Brasil. Contaremos com a presença dos realizadores, falando sobre suas jornadas e pensamentos sobre o futuro do audiovisual, num debate realizado após a sessão.
1º CICLO - MÊS DE MAIO
16/05 – CARLOSMAGNO - Grande nome da videoarte brasileira, trazendo filmes como “Andrômeda a menina que fumava sabão”, “Antônio D” e “Analogia do Verme”.
23/05 - Spolidoro LADO B - apresenta sua produção “lado b”, falando sobre o início de sua carreira e o contexto no Rio Grande do Sul.
30/05 - DANIEL MARVEL - diretor do premiado “Porcos não olham para o céu” e
“O que você faria com um milhão de reais”, filme rodado no sertão da Paraíba,
nos conta sobre sua trajetória.
INICIATIVA - Bibiana M. Kasper e Paula Martins em parceria com a Casa de
Teatro de Porto Alegre
APOIO - Sofá Verde Filmes @sofáverde
FICHA TÉCNICA
Título: Trem Noturno para Lisboa Título Original: Subtítulo: Autor: Tradução: Editora: Record Assunto: Literatura Estrangeira-Romances ISBN: 8501083488 Idioma: Português Tipo de Capa: BROCHURA Edição: 1 Número de Páginas: 462
SINOPSE:
Fenômeno editorial na Alemanha ? onde ultrapassou a marca de dois milhões e meio de exemplares vendidos e ficou anos nas listas dos principais veículos ?, TREM NOTURNO PARA LISBOA extrapolou as fronteiras da literatura. Terceiro romance de Pascal Mercier, na verdade o professor de filosofia Peter Bieri, ganhou ares de expressão idiomática, usada para designar mudanças de vida. Mercier cria um personagem emblemático, o português Amadeu do Prado. Herói literário com o único objetivo de retratar seu criador. Invenção tão perfeita, que, nos últimos anos, muitos estrangeiros se deslocam para terras lusitanas em busca do escritor fictício.
Tudo começa numa manhã chuvosa, quando Raimundo Gregorius, um homem culto, professor de línguas clássicas, impede que uma mulher se jogue de uma ponte em Berna. O professor se encanta com os sons do balbucio incoerente da suicida. Ao questionar que língua é aquela, fica sabendo se tratar do português. Hipnotizado pela musicalidade do idioma, acaba por comprar um livro do autor português Amadeu Inácio de Almeida Prado, intitulado Um ourives das palavras. Uma reflexão sobre as múltiplas experiências da vida: solidão, finitude e morte, amizade, amor e lealdade.
Fascinado por Prado, Gregorius tenta compreender o misterioso escritor, um médico que morreu 30 anos antes. A obsessão o faz largar sua rotina bem organizada e pegar o trem noturno para Lisboa. Numa descoberta do outro que acaba por ser uma descoberta de si próprio. Ao longo das investigações que o levam pelas vielas da capital portuguesa, ele encontra pessoas que conheceram Prado. E constrói a imagem de um médico e poeta admirável, que lutou contra Salazar. Gozou de enorme popularidade até salvar a vida de um oficial da polícia secreta. Depois disso, as pessoas que o veneravam passaram a evitá-lo. Na tentativa de se redimir, trabalhou para a oposição clandestina.
Gregorius se descobre antítese de Prado, um homem inquieto, capaz de desafiar os pontos de vista ortodoxos. Agora, através de sua influência póstuma, o prudente professor é impulsionado a mudar. Mas o que significa conhecer outra pessoa, compreender outra vida? O que significa para o conhecimento de nós mesmos? É possível fugir da rotina? Este romance é uma epopeia multifacetada de uma viagem através da Europa e do nosso pensar e sentir.
DANIEL MARVEL. Copyright 2008 All Rights Reserved